Selos Temporais

Selos temporais qualificados - TimeStamping

Um selo temporal (time stamp) é um conjunto de os dados em formato eletrónico que vinculam outros dados em formato eletrónico (documentos e transações) a uma hora específica, criando uma prova de que esses outros dados existiam nesse momento.

Os selos temporais permitem certificar a data e a hora em que um documento eletrónico foi assinado, contribuindo também para a garantia da sua integridade, autenticidade e autoria relativamente a um determinado momento no tempo.

A utilização de selos temporais permite também a operacionalização de um sistema de preservação digital que garante a validação da assinatura de um determinado documento, mesmo depois de caducar o certificado que o assinou. Nestas circunstâncias, o serviço de Validação Cronológica da ECCE permitirá validar que o certificado estava válido na data/hora da sua assinatura, assegurando a sua autenticidade e integridade.

A data/hora fornecida pelo serviço de validação cronológica da ECCE consiste na hora legal fornecida pelo Observatório Astronómico de Lisboa.

A ECCE disponibiliza selos temporais, com a validade de 5 anos, nas quantidades definidas pelos pacotes seguintes:

Taxas Tabela Ii

Nota: Todos os pacotes têm a validade de 1 ano.

Descarregue o video explicativo de como configurar o seu pacote de selos temporais no Adobe Acrobat DC.

Acrobat DC

 

Banner Portal Cliente

A ECCE tem à sua disposição um novo Portal para requisição dos seus certificados digitais.Com o novo Portal Cliente da ECCE pode aceder aos seus pedidos de certificados e cartões e efetuar a sua gestão de forma mais prática, célere e simples. Tudo num único local. Aceda já ao Portal Cliente da ECCE.

Sistema de Certificação Electrónica do Estado

Sistema de Certificação Electrónica do Estado (SCEE)

O Sistema de Certificação Electrónica do Estado  (SCEE) foi criado com o objetivo de assegurar a unidade, a integração e a eficácia dos sistemas de autenticação digital forte das transações eletrónicas entre os diversos serviços e organismos da Administração Pública e entre o Estado e os cidadãos e as empresas.